top of page
Buscar

Dúvidas frequentes sobre Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas, pessoas ou empresas com jornalistas de veículos de comunicação. Mas se você quer saber como ela funciona na prática e quais as vantagens de contratar esse tipo de serviço, certamente dúvidas vão surgir. Listamos os principais questionamentos que recebemos para te ajudar nesse processo de empreender essa estratégia de comunicação.




 

Este serviço continua sendo válido em tempos de mídias digitais?


Quando você conquista um espaço espontâneo em portais, revistas ou programas e utiliza desse conteúdo para complementar em seu espaço digital (Instagram, Linkedin, blog), é uma ótima estratégia para demonstrar credibilidade e ser especialista no assunto.


São estratégias que se complementam, produzir conteúdos estratégicos para seu blog e Youtube atraem a atenção do seu público e de jornalistas, gerando relevância.

 

Em quanto tempo terei resultados com o trabalho de Assessoria de Imprensa?


Se você tiver uma notícia muito impactante para divulgar, é possível que você consiga resultados imediatos, porque os jornalistas procuram ineditismo. Mas, tirando isso, o tempo de retorno é relativo. Em alguns casos, conseguimos resultados logo nos primeiros meses. Por isso a assessoria estuda bem a sua empresa antes de começar a divulgação de pautas.


Primeiro nós vamos definir objetivos, pautas e estudar os veículos de comunicação. Nem todo negócio precisa de destaque em programas nacionais para alcançar o público certo. Nós te ajudamos a encontrar abordagens interessantes e mídias de grande audiência dentro de seu segmento.

 

A Assessoria de Imprensa recebe dinheiro dos veículos de mídia para divulgar empresas?


Não! A assessoria de imprensa trabalha com espaço espontâneos na mídia, ou seja, a agência entre em contato com os jornalistas e portais de comunicação e oferece uma pauta algo que tenha valor notícia sobre a sua empresa. Nesse contato, se o jornalista se interessar ele pode entrevistar você ou até mesmo utilizar do material produzido pela agência.


Importante dizer também que dentro da ética da profissão, os veículos de imprensa não podem ser pagos por empresas para dar uma matéria. 

 

A Assessoria de Imprensa é aplicável para qualquer negócio?


Depende, o que determina se o seu negócio tem potencial para essa estratégia de comunicação é o que chamamos de valor notícia, ou seja, o que você traz de relevante para a sociedade, o que tem de diferente em sua empresa. Se você está comprometido a contribuir com pautas levando informações coerentes e embasadas, a assessoria de imprensa pode ser para você.


Não importa o tamanho da sua empresa e sim o seu objetivo com a assessoria de imprensa.

 

Tenho garantia de publicação ao contratar uma assessoria de imprensa?


Uma das dúvidas mais comuns, mas respondendo de forma simples, não é possível dar garantia considerando que a assessoria de imprensa trabalha com espaços espontâneos na mídia, ou seja, entrevistas reportagens participações em programas de TV e Rádio.  Você está sendo oferecido como fonte de consulta para alguma veículo de comunicação.


O trabalho do assessor é de fazer essa ponte entre o seu negócio e os veículos de comunicação, mas quem decide se vai publicar e se a pauta realmente é relevante são os jornalistas. Por isso que um bom trabalho de assessoria de imprensa exige muita estratégia e pesquisa


 Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco aqui .

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page