Buscar

Como sair na mídia?

Quantas vezes você viu um profissional ou uma empresa em uma matéria seja na TV, em uma revista ou até mesmo naquele canal do Youtube que é uma referência e se perguntou: Como ele fez para estar lá?


Conseguir com que os principais noticiários, influenciadores digitais, podcasts ou canais no youtube falem do seu negócio é algo que qualquer um pode conseguir. Usando a abordagem correta, tudo fica mais fácil. Esses resultados são fruto de um trabalho de relacionamento com a mídia, que tem como intenção uma construção de imagem com credibilidade.


Isso é trabalho da assessoria de imprensa. E por que eu preciso desse atendimento? Minha marca já é conhecida, não há nenhuma crise de imagem e se eu precisar aumentar minha visibilidade é melhor apostar diretamente em propaganda.


O fato é que com a chegada das mídias sociais o trabalho de um assessor de imprensa se modificou. Esses profissionais não trabalham apenas para seu negócio sair nos veículos tradicionais de comunicação. O principal foco desse serviço é a construção de uma imagem que torne a empresa referência no mercado em que atua.


O assessor de imprensa deve estar preparado para criar estratégias que envolvam, por exemplo, o ranqueamento do seu site, produção de conteúdo para blog, parcerias com influenciadores, monitoramento de mídias sociais dentre outras ações que devem ser analisadas individualmente a cada negócio.


Veja agora 5 ações para começar a caminhar em direção a esse relacionamento com a mídia:



1. O que os veículos de comunicação buscam

A maior parte dos veículos só aceita conteúdos e porta-vozes em que acreditam. Isso significa que você e sua empresa precisam agregar valor para aparecer na mídia. Não é preciso pagar para eles, mas sim oferecer informações ricas que possam impactar a vida das pessoas.


2. Novidade

Um dos principais conceitos de uma notícia é que ela é uma novidade. Se você tiver um assunto diferente para oferecer, como uma pesquisa ou inovação, ótimo. A assessoria normalmente identifica as possíveis pautas que podem ser trabalhadas com a mídia, mas é importante que o cliente também colabore, disponibilizando informações para que possam ser relevantes na construção do material.


3. Uma boa história

Quem não gosta de uma boa história? Por isso, deixe a sua trajetória fazer parte da sua estratégia. É dentro de um contexto de uma história intrigante que os jornalistas vão falar da sua empresa.


4. Aposte em uma comunicação 360

Agora você não tem apenas a mídia imprensa, rádio e televisão como antigamente O seu cliente pode estar consumindo notícia em outros lugares, como nas redes sociais. Hoje você pode ser “compartilhado” pelo seu próprio público. Por isso, aposte em conhecer onde ele está e como se comporta para criar um bom canal de comunicação entre vocês, o mundo digital te proporcionou essa autonomia.


5. A opinião de um jornalista/influenciadores é importante

O assessor de imprensa é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico de qual o veículo de comunicação, plataforma ou influenciador que está de acordo com a missão e valores do seu negócio. Pois de nada adianta sair na mídia se o canal ou formato não está de acordo com o seu público.

Lembrete: A venda é só uma consequência de todo um trabalho que tem como objetivo a construção de imagem e instigar a busca de informações sobre seu negócio e o poder de influência dele.



11 visualizações0 comentário

© 2019 Agência ComunicanDU

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black