Como sair na mídia?
Quantas vezes você viu um profissional ou uma empresa em uma matéria seja na TV, em uma revista ou até mesmo naquele canal do Youtube que é uma referência e se perguntou: Como ele fez para estar lá?
Conseguir com que os principais noticiários, influenciadores digitais, podcasts ou canais no youtube falem do seu negócio é algo que qualquer um pode conseguir. Usando a abordagem correta, tudo fica mais fácil. Esses resultados são fruto de um trabalho de relacionamento com a mídia, que tem como intenção uma construção de imagem com credibilidade.
Isso é trabalho da assessoria de imprensa. E por que eu preciso desse atendimento? Minha marca já é conhecida, não há nenhuma crise de imagem e se eu precisar aumentar minha visibilidade é melhor apostar diretamente em propaganda.
O fato é que com a chegada das mídias sociais o trabalho de um assessor de imprensa se modificou. Esses profissionais não trabalham apenas para seu negócio sair nos veículos tradicionais de comunicação. O principal foco desse serviço é a construção de uma imagem que torne a empresa referência no mercado em que atua.
O assessor de imprensa deve estar preparado para criar estratégias que envolvam, por exemplo, o ranqueamento do seu site, produção de conteúdo para blog, parcerias com influenciadores, monitoramento de mídias sociais dentre outras ações que devem ser analisadas individualmente a cada negócio.
Veja agora 5 ações para começar a caminhar em direção a esse relacionamento com a mídia:

1. O que os veículos de comunicação buscam
A maior parte dos veículos só aceita conteúdos e porta-vozes em que acreditam. Isso significa que você e sua empresa precisam agregar valor para aparecer na mídia. Não é preciso pagar para eles, mas sim oferecer informações ricas que possam impactar a vida das pessoas.
2. Novidade
Um dos principais conceitos de uma notícia é que ela é uma novidade. Se você tiver um assunto diferente para oferecer, como uma pesquisa ou inovação, ótimo. A assessoria normalmente identifica as possíveis pautas que podem ser trabalhadas com a mídia, mas é importante que o cliente também colabore, disponibilizando informações para que possam ser relevantes na construção do material.
3. Uma boa história
Quem não gosta de uma boa história? Por isso, deixe a sua trajetória fazer parte da sua estratégia. É dentro de um contexto de uma história intrigante que os jornalistas vão falar da sua empresa.
4. Aposte em uma comunicação 360
Agora você não tem apenas a mídia imprensa, rádio e televisão como antigamente O seu cliente pode estar consumindo notícia em outros lugares, como nas redes sociais. Hoje você pode ser “compartilhado” pelo seu próprio público. Por isso, aposte em conhecer onde ele está e como se comporta para criar um bom canal de comunicação entre vocês, o mundo digital te proporcionou essa autonomia.
5. A opinião de um jornalista/influenciadores é importante
O assessor de imprensa é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico de qual o veículo de comunicação, plataforma ou influenciador que está de acordo com a missão e valores do seu negócio. Pois de nada adianta sair na mídia se o canal ou formato não está de acordo com o seu público.
Lembrete: A venda é só uma consequência de todo um trabalho que tem como objetivo a construção de imagem e instigar a busca de informações sobre seu negócio e o poder de influência dele.